Economia


Procon dá dicas para quem vai viajar no feriado de Carnaval


Publicado 14 de fevereiro de 2020 às 12:34     Por Anna Moser     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Com a chegada do carnaval, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) orienta e chama a atenção para alguns cuidados que a população deve ter com as viagens desta época.

Os consumidores que optarem por viajar de avião durante o feriado devem estar atentos aos seus direitos, e destaca os casos de atrasos e cancelamentos de voo. “De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), caso o tempo de atraso ultrapasse uma hora, a empresa deve fornecer acesso a telefone e internet ao passageiro”. Explica o coordenador do órgão municipal, Igor Lopes.

Nos casos em que o tempo de atraso for superior a duas horas, a companhia aérea deve garantir também o fornecimento de alimentação ao cliente. Já em caso de cancelamento do voo ou atraso superior a quatro horas, a empresa é obrigada a reembolsar o passageiro imediatamente.

Outro problema que preocupa os consumidores é o extravio de bagagem, a orientação é que se o passageiro constatar que a sua bagagem foi danificada ou se não for localizada, deve se dirigir ao balcão da empresa apresentando o comprovante da bagagem e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Pacote de viagem
Outro ponto que merece uma atenção especial do consumidor é a aquisição de pacotes de turismo. É importante que, antes de adquirir um pacote de viagem, o consumidor realize uma pesquisa prévia em agências de viagens, a fim de visualizar o real custo e benefício do negócio.

Hospedagem
O mesmo vale para os pacotes de hospedagem. A orientação é que antes de efetuar a reserva em um hotel ou pousada, o consumidor pesquise o maior número de informações possíveis sobre o local, como, acomodações, refeições e serviços ofertados.



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