Cidades
Após erro de logística, doses da CoronaVac chegam em Aracaju na noite desta segunda (18)
As doses da CoronaVac chegaram em um voo da companhia Azul, em Aracaju, por volta das 20h desta segunda-feira (18). A entrega das vacinas estava programada para o início da tarde, às 12h, mas foi adiada após problemas de logística, segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD).
O imunobiológico foi produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac. Segundo a Secretaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao todo, são 48 mil doses recebidas. No aeroporto, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal fizeram escolta para o transporte seguro das doses até a Centro de Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O imunizante começará a ser entregue aos municípios sergipanos a partir das 7h desta terça (19) aos 75 municípios. Enquanto 20 municípios deverão retirar as vacinas na sede da SES, outros deverão retirá-las no CEADI. A vacinação também começa nesta terça e prioriza profissionais de saúde, idosos de 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.
As doses começarão a ser distribuídas pelos municípios das Regiões de Saúde de Aracaju: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão; e Regiões de Nossa Senhora do Socorro: Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário, Santo Amaro e Siriri.
Já aos municípios das Regiões de Saúde de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai levar as vacinas. O plano do governo é de que as doses sejam transportadas para os municípios através de transporte terrestre e aéreo, com escolta, para as sete regiões de saúde.
Conforme o planejamento da primeira fase da vacinação, os profissionais da saúde, junto aos idosos, serão os primeiros a receberem o imunizante. De acordo com Belivaldo, a imunização iniciará no Hospital Governador João Alves.
Aracaju
Inicialmente, a capital sergipana deve ser contemplada com cerca de 21.878 doses do imunizante contra a covid-19 produzido pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório Sinovac, segundo a prefeitura.
Com isso, de acordo com o Plano de Vacinação elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde, devem receber a primeira dose da vacina, esta semana, cerca de 10.939 mil aracajuanos, entre profissionais de saúde e idosos institucionalizados . Essas mesmas pessoas receberão a segunda dose do imunizante de 21 a 28 dias depois.
Leia os termos de uso