Política


Rogério Carvalho quer que CPI da Covid convoque Osmar Terra para depor


Publicado 05 de maio de 2021 às 16:54     Por Dhenef Andrade     Foto Marcos Oliveira/Agência Senado

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, protocolou, nesta terça-feira (4), um requerimento em que pede a convocação do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O senador Humberto Costa (PT-PE) fez o mesmo pedido.

A justificativa foi a citação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante seu depoimento nesta terça-feira, em que afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se aconselhava com um determinado grupo de pessoas sobre que medidas tomar durante a pandemia, sendo uma dessas pessoas, Osmar.

“Encaminhei requerimento para convocar Osmar Terra, para explicar qual embasamento ele usou ao afirmar que iriam morrer menos brasileiros que a pandemia da H1N1 e que no máximo o país chegaria a 2 mortes por dia. Chegamos a mais de 4 mil vidas perdidas por dia”, afirmou o parlamentar sergipano por suas redes sociais, nesta quarta-feira (5).

Em 2020, Osmar Terra fez previsões, sem comprovação científicas, que mortes por covid-19 seriam poucas e que economia não precisaria parar. “A Gripe suína, H1N1, matou 2 pessoas a cada dia no Brasil em 2019. Este número, deve ser maior que as mortes que acontecerão pelo coronavírus aqui. E não se parou o país nem se destruiu a economia, como está acontecendo agora. É o fato e a versão do fato!”, escreveu o deputado.

Mandetta foi o primeiro a ser ouvido na CPI. O depoimento durou 7 horas e entre outras afirmações, o ex-chefe da Saúde disse que Bolsonaro queria que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudasse a bula da hidroxicloroquina para que o medicamento fosse indicado ao tratamento da covid-19.

Leia mais
CPI da Covid: Mandetta diz que Bolsonaro quis mudar bula da cloroquina para tratar a doença
‘Não adianta a pirotecnia para esconder a responsabilidade de Bolsonaro’, diz Rogério Carvalho sobre mortes por covid-19 no Brasil



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso