Mundo


Governo brasileiro autoriza concessão de visto humanitário a afegãos


Publicado 04 de setembro de 2021 às 12:23     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução

O Brasil poderá conceder visto humanitário a afegãos que querem deixar o Afeganistão por causa do regime talibã. O anúncio foi feito pelos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, nesta sexta-feira (3). A informação foi antecipada pelo blog da Julia Duailibi pela ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha.

Conforme reportagem do G1, o pedido de visto humanitário no país tem de ser feito fora do Brasil, em alguma autoridade consular. Em agosto, o Itamaraty informou que estava preparando a concessão dos vistos humanitários.

No caso do Afeganistão, a autoridade consular mais próxima é a embaixada de Islamabad, no Paquistão. Além disso, de acordo com o Itamaraty, as embaixadas em Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi também podem processar os pedidos de visto.

O governo brasileiro destacou que mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus familiares são grupos prioritários para concessão do visto. A autoridade brasileira também ressaltou que o grupo de 270 juízas afegãs que pediu ajuda para deixar o Afeganistão pode dar entrada no pedido do visto.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso