Política


Blogueiro bolsonarista diz se tratar com ozonioterapia; tratamento foi alvo de piadas homofóbicas do presidente


Publicado 04 de janeiro de 2021 às 13:32     Por Fernanda Sales     Foto Twitter / @sandraterena

O blogueiro Oswaldo Eustáquio passou por tratamento com ozonioterapia após sofrer uma queda e lesionar a coluna no dia 21 de dezembro, no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Esse tipo de tratamento foi alvo de piadas homofóbicas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quando o prefeito de Itajaí, em Santa Catarina, Volnei Morastoni (MDB), sugeriu a aplicação retal do ozônio contra a covid-19. As informações são da revista Istoé.

De acordo com a publicação, o blogueiro é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos e foi preso no dia 17 de dezembro do ano passado.

“Após ozonioterapia, Oswaldo mostra melhora e tem sensibilidade das pernas. Hoje, Eustáquio conseguiu iniciar os primeiros movimentos dos dedos do pé direito e recuperar parcialmente a sensibilidade da perna esquerda. Ele teve melhora após a segunda sessão de ozonioterapia”, informou Sandra Terena, mulher do blogueiro, nas redes sociais.

Em novembro, ao comentar sobre uma suposta visita a Itajaí, Bolsonaro insinuou que pessoas estão fingindo estar com covid-19 para buscar um tratamento de ozônio via retal contra a doença. “O prefeito falou que cura covid com aplicação de ozônio. Mas não pergunta onde é a aplicação não (risos). Tinha muita gente indo pra lá tomar ozônio ‘estou com covid’”, disse Bolsonaro ao risos.

Já em agosto do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma nota em que esclarece que a ozonioterapia não tem reconhecimento científico para o tratamento de casos de covid-19 e de qualquer outra doença. Ainda conforme o CFM, a aplicação desse tratamento só pode ocorrer em ambiente de estudos científicos.

Leia mais:
Após receber defensores do ozônio retal, Ministério da Saúde não recomenda tratamento
Prefeito sugere aplicação de ozônio no ânus para combater covid-19 em Santa Catarina
Ministro interino da Saúde recebe defensores do uso de ozônio pelo ânus para tratar covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso