Brasil


Manifestantes invadem Carrefour em São Paulo durante protesto contra morte de João Alberto


Publicado 21 de novembro de 2020 às 09:24     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Twitter

Manifestantes invadiram e depedraram uma loja do Carrefour, dentro de um shopping, em São Paulo, em protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, um homem negro que foi espancado até a morte por dois seguranças de uma unidade do supermercado. O caso aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na quinta-feira (19).

Segundo o Uol, um grupo de manifestantes destruiu a fachada do shopping e quebrou vidraças da loja e da escada rolante. Sob ordens de “não é para saquear”, eles entraram na unidade do Carrefour, que estava fechado com portão de ferro, e jogaram pedras e potes de tinta dentro e fora da loja. Algumas pedras chegaram a atingir o terceiro andar do centro de compras.

De acordo com a publicação, um princípio de incêndio também foi rapidamente controlado pela Brigada de Incêndio. Ninguém se machucou durante a manifestação.

Por fim, os dois seguranças brancos do Carrefour tiveram a prisão preventiva decretada na tarde de hoje pela morte de João Alberto. Outras manifestações de repúdio ao racismo aconteceram em diferentes estados do país.

Em Aracaju, manifestantes fizeram um ato em frente ao supermercado Makro, no dia da Consciência Negra, na sexta-feira (20). A manifestação aconteceu no local porque a unidade foi comprada pelo Carrefour. A vereadora eleita com mais votos em Aracaju, Linda Brasil, esteve presente no ato e afirmou ao *AjuNews* que a mobilização é para mostrar a indignação às mortes da população negra no país.

Leia mais:
Após morte de homem negro em supermercado, grupo protesta em frente ao Makro em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso