Política


‘Codevasf é a empresa pública mais importante para o Brasil, em especial para Sergipe’, afirma Marcos Alves Filho


Publicado 17 de julho de 2021 às 09:55     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Codevasf Sergipe

Em comemoração aos 47 anos de existência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Governo Federal, o superintendente da CIA em Sergipe, Marcos Alves Filho, afirmou ao AjuNews que a instituição “é a empresa pública mais importante para o Brasil, em especial para Sergipe”.

Para Marcos Alves, a companhia vem trazendo mais desenvolvimento para o estado. “A Codevasf vem fazendo um belo trabalho em Sergipe em benefício da população, principalmente nas regiões do Sertão e para as populações ribeirinhas. São diversas ações realizadas que demonstram o comprometimento com a coisa pública”, afirmou.

Na tarde desta sexta-feira (16), os funcionários participaram de uma confraternização para celebrar os 47 anos da empresa e fizeram uma oração e um minuto de silêncio em respeito às vítimas da covid-19. “Alguém sempre conhece uma vítima, ou alguém da família ou um conhecido que foi acometido pela doença”.

Durante o encontro, Marcos agradeceu à toda a equipe de funcionários pelo comprometimento com a empresa. “É uma honra fazer parte dessa equipe tão técnica e qualificada. Mesmo durante a pandemia, os funcionários não pararam um só dia. O resultado da empresa é mérito de todos que se dedicam abnegadamente a esta empresa. Para mim é uma honra estar à frente da superintendência. Agradeço a confiança e companheirismo de todos. Que postamos nos manter unidos em nome da instituição para fazer o bem pela sociedade”, disse.

Principais ações em Sergipe
Marcos reforçou ainda as principais ações realizadas pela empresa em Sergipe. Um dos destaques está a assinatura da ordem de serviço para o projeto do Canal de Xingó, uma das prioridades da sua gestão.

Para a construção do Canal do Xingó são necessárias as fases de elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km da obra, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo. O Canal de Xingó possibilitará a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe, com benefício direto e indireto, na Bahia e em Sergipe, a cerca de três milhões de pessoas.

“Em abril deste ano, assinamos a ordem de serviço para a realização da primeira etapa, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e de diversas autoridades e parlamentares sergipanos. Essa é a concretização de um sonho do seu maior defensor, o ex-governador João Alves Filho, que idealizou esse projeto há anos”, explicou o superintendente regional.

Outras ações desenvolvidas pela Codevasf em Sergipe foram as assinaturas de ordens de serviços para pavimentações em municípios sergipanos, a exemplo de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, e ordem de serviço para a próxima etapa das obras de duplicação da Adutora do Piauitinga, em Lagarto, no Centro Sul Sergipano, com investimento de R$ 7,5 milhões. Além da inauguração de obras e praças no município de Japaratuba, no Leste Sergipano.

A Codevasf também vem buscando recursos para a recuperação da Orla de Ilha das Flores, que teve o parapeito e parte da orla destruída por conta das chuvas. A companhia já se reuniu com a equipe da prefeitura e vem buscando reconstruir o mais rápido possível a Orla, uma das principais na região do Baixo São Francisco. A equipe da Codevasf já foi até o local da Orla após o desabamento.

Leia mais:
Após desabamento, superintendente da Codevasf realiza vistoria na Orla de Ilha das Flores; veja vídeo
Codevasf avança nas discussões para elaboração do projeto do canal de Xingó
Superintendente da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves visita sede do IFS em Propriá e entrega equipamento para agricultura familiar
Superintendente da Codevasf em Sergipe participa de inauguração de obras em Japaratuba
Codevasf: Sergipe e mais oito estados são contemplados com R$ 57 mi para perfuração de poços e implantação de cisternas
“Concretização do sonho de seu maior defensor: o ex-governador João Alves”, diz superintendente da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves, sobre Canal do Xingó



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso