Economia


Fábrica de fertilizantes Unigel é inaugurada em Laranjeiras


Publicado 02 de agosto de 2021 às 17:45     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

A solenidade de inauguração da fábrica de fertilizantes Unigel Agro Sergipe, antiga Fafen-SE, aconteceu nesta segunda-feira (2). O governador do estado, Belivaldo Chagas (PSD), participou do evento junto com o ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque, em Laranjeiras.

Desde maio, a fábrica já está produzindo amônia e ureia e conta com capacidade anual de produção de 650 mil toneladas de uréia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, segundo a gestão estadual. A unidade de fertilizantes é administrada pela Unigel, uma das maiores petroquímicas do país. Com isso, a Unigel se torna a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados. Junto com a fábrica da Bahia, a expectativa é que a produção torne possível suprir 20% da demanda nacional dos fertilizantes nitrogenados.

O ministro Bento Albuquerque ressaltou o exemplo de Sergipe no desenvolvimento de políticas públicas para o setor energético do estado. “O estado de Sergipe, o menor do país em extensão territorial, caminha para se tornar um gigante do setor energético. Desde o primeiro momento, vejo a harmonia do governo federal com o estado de Sergipe para o desenvolvimento do mercado de gás natural. Sem dúvida, Sergipe é uma referência para o país”.

A Unigel iniciou o movimento de retomada da produção nacional destes fertilizantes em novembro de 2019, quando foram arrendadas duas fábricas da Petrobras, uma em Laranjeiras e a outra em Camaçari, na Bahia, pelo período de dez anos, prorrogáveis por mais dez anos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso