Saúde


Sobe para cinco número de mortes após incêndio no Hospital Nestor Piva em Aracaju


Publicado 01 de junho de 2021 às 07:39     Por Peu Moraes     Foto Divulgação / Prefeitura de Aracaju

Morreu mais um paciente que foi transferido após o incêndio no Hospital Municipal Nestor Piva, na Zona Norte da capital, na ala destinada a pacientes com o novo coronavírus (covid-19), na última sexta-feira (28). Com mais esse óbito subiu para cinco o número de vítimas fatais na tragédia dentro da unidade de saúde na capital sergipana. A informação foi confirmada pelo representante do hospital, Elder Santos, nesta terça-feira (1).

De acordo com Elder, a paciente estava internada após as transferências no Hospital da Polícia Militar. No dia do incêndio 60 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, sendo 35 foram transferidos para os hospitais da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício, além do João Alves.

Um princípio de incêndio atingiu no Nestor Piva, por volta das 7h. Profissionais e pacientes foram retirados às pressas do local. Ambulâncias do Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram o atendimento e transporte para outras unidades.

Após o incêndio os vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara Municipal fizeram uma reunião de forma remota nesta segunda-feira (31), para debater uma fiscalização mais efetiva nos hospitais públicos, a fim de evitar novas tragédias. Os parlamentares aguardam mais informações dos órgãos oficiais sobre o incêndio, para assim analisar os fatos e estudarem estratégias de fiscalização da Comissão.

O hospital retomou os atendimentos na noite deste domingo (30). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram retomados os atendimentos clínico, cirúrgico, ortopédico e de covid-19. Já a ala atingida pelo incêndio permanece isolada.

Ainda segundo a SMS, a área exclusiva para pacientes com covid-19, o atendimento será retomado no container, que foi realocado para a área do fundo da Unidade e terá estabilização com cinco leitos, enfermaria com nove leitos e área de observação. Em ofício emitido pela 2ª Promotoria da Justiça dos Direitos do Cidadão, especializada na defesa dos direitos à saúde, o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) dá prazo de 48 horas para a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) enviar esclarecimentos sobre o incêndio que atingiu o Hospital Nestor Piva.

Leia mais:
Após incêndio, Hospital Nestor Piva retoma atendimentos neste domingo (30)
Comissão de Saúde da Câmara de Aracaju debaterá situação do Hospital Nestor Piva nesta segunda (31)
Saúde de Aracaju tem 48 horas para esclarecer ao MP-SE incêndio no Nestor Piva



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso