Política


Bolsonaro diz que governo é a favor da compra de 33 milhões de doses da AstraZeneca por empresas brasileiras


Publicado 26 de janeiro de 2021 às 13:00     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Secretaria da Saúde de Sergipe

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (26) que o governo federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca por empresas do Brasil. As informações são do G1.

Segundo o presidente, o governo defende que metade dessas doses sejam doadas para o SUS e, a outra metade, aplicada em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare. Ele informou que foi procurado na semana passada por um grupo de empresários que quer o apoio do governo para a compra das doses.

A vacina tem a parceria com a Universidade de Oxford e está autorizada para uso emergencial no Brasil. O governo federal fez um acordo para obter 100 milhões de doses desse imunizante. Os 33 milhões almejados pelos empresários não estão nesse acordo. Além disso, a Fiocruz poderá produzir doses no país.

“Semana passada nós fomos procurados por um representante de empresários e nós assinamos carta de intenções favorável a isso, para que 33 milhões de doses da Oxford viessem do Reino Unido para o Brasil, a custo zero para o governo. E metade dessas doses, 16,5 milhões, entrariam aqui para o SUS e estariam então no programa nacional de imunização, seguindo aqueles critérios, e outros 16,5 milhões ficariam com esses empresários para que fossem vacinados, então, os seus empregados, para que a economia não parasse”, afirmou o presidente durante uma live do banco Credit Suisse.

A AstraZeneca informou ao site através de nota que, por ora, não tem condições de vender doses para o setor privado. “No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility [consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)], não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, disse a farmacêutica.

Durante a live, Bolsonaro ressaltou também que o governo vai estimular, no que for possível, o sucesso da proposta das empresas junto à AstraZeneca. “No que puder essa proposta ir à frente, nós estaremos estimulando, porque com 33 milhões de graça aqui no Brasil, para nós ajudaria, e muito, a economia e aqueles que por ventura queiram se vacinar, porque a nossa proposta é voluntariado, o façam para ficar livre do vírus”, disse o presidente.

Leia mais:
Empresas negociam com governo autorização para comprar 33 milhões de doses da vacina de Oxford



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso