Cidades


Carnaval: Sergipe limita shows e festas apenas para cidades com campanha de vacinação acima 75%


Publicado 01 de fevereiro de 2022 às 07:43     Por Dhenef Andrade     Foto Arthuro Panguinini/ Governo de Sergipe

Medidas restritivas para o período carnavalesco foram anunciadas pelo Governo de Sergipe, nesta segunda-feira (31), após reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE). As restrições começam a valer a partir da próxima terça-feira (8) e vão até o dia 7 de março.

O Comitê analisou o cenário epidemiológico da pandemia no estado e definiu que apenas municípios com mais de 75% de vacinação em segunda dose poderão autorizar a realização de eventos lazer coletivo, como shows e festas artísticas.

“Temos um aumento do número de casos, ocupação de leitos e óbitos pela Covid-19 e precisamos nos precaver quanto às festas relacionadas ao carnaval, que segue com o feriado e os pontos facultativos mantidos”, disse o governador Belivaldo Chagas (PSD).

A atualização do decreto também determina que entre os dias 8 e 21 de fevereiro, além da vacinação mínima da segunda dose, os eventos de lazer coletivo terão o limite máximo de duas mil pessoas em ambientes externos e de mil nos internos.

Já para eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a segunda dose ou a dose única do imunizante contra a covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de covid-19 negativo realizado com no máximo 48h de antecedência do evento. Autorização que já tenha sido concedida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) será reavaliada de acordo com a presente Resolução.

“As medidas foram tomadas baseadas na situação atual da pandemia no estado e podem ser revistas a todo tempo por este comitê. Vamos continuar avançando na vacinação, fiscalizando e contando com a consciência das pessoas nos cuidados para que possamos manter a situação sob controle em Sergipe”, concluiu Belivaldo.

Entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março de 2022, momento que engloba o carnaval, além das restrições do período anterior já descritas, os limites máximos para estes eventos serão reduzidos para 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 nos internos.

A (SES) confirmou, nesta segunda-feira (31), mais 1.549 teste positivos e cinco mortes pela doença. Desde o início da pandemia, 293.716 pessoas foram positivadas para a doença e 6.098 morreram.

Leia mais
Apresentação obrigatória dos cumpridores de pena em regime aberto é suspensa até março em Aracaju e Estância

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso