Política


Coronavírus: Senadores propõem adiamento das eleições municipais


Publicado 23 de março de 2020 às 10:44     Por Redação AjuNews     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os senadores Elmano Ferrer (PODE-PI) e Major Olímpio (PSL-SP) vão propor no Congresso Nacional o adiamento das eleições de 2020, marcadas para o próximo mês de outubro. A ideia é prorrogar os mandatos dos Prefeitos e Vereadores eleitos nas eleições municipais de 2016 e unificar os pleitos eleitorais em eleições gerais a partir de 2022.

Os parlamentares informam que estão coletando as assinaturas de apoio de pelo menos 27 senadores, número mínimo exigido para que a proposta comece a tramitar no Senado Federal. Elmano justifica que a pandemia do novo coronavírus (covid-19) é o momento para que as eleições se tornem coincidentes no Brasil.

“Estamos diante de uma situação de calamidade pública. Todas as atenções voltadas para o combate ao coronavírus. É necessário transferimos as eleições deste ano para 2022″, ressaltou o senador.

Major Olímpio, encaminhou ofício à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Rosa Weber, em que pede o adiamento das eleições para 2022 para evitar o contágio de pessoas com o início da campanha eleitoral e ajudar na economia de recursos públicos. O senador justifica que diante da gravidade da situação, dada a imprevisibilidade de retorno da normalidade, e da impossibilidade de realização do pleito eleitoral em outubro.

“Além de permitir concentrarmos todos os esforços no combate a epidemia do Covid-19, esta medida trará benefícios para os cofres públicos, destacou.

A PEC deve tramitar inicialmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em seguida no Plenário do Senado. Depois disso segue para a Câmara dos Deputados.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso