Coronavírus


Covid-19: UFS projeta novo pico da pandemia entre março e abril com mais de 3 mil infecções diárias


Publicado 18 de janeiro de 2022 às 09:35     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Alese

A Força-Tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) projeta para os meses de março e abril como os piores da pandemia da covid-19 no estado. De acordo com um levantamento realizado pela equipe e divulgado nesta segunda-feira (17), os casos confirmados da doença subiram 18,4% nos primeiros 15 dias deste ano.

Ainda de acordo com a avaliação da Força-Tarefa, o número de mortes por covid-19 deverá ocorrer a partir do dia 9 de março e pico a partir de 9 de abril. Segundo o levantamento, número de infecções pela nova variante Ômicron pode chegar a três mil por dia a partir da segunda semana de março.

As projeções também apontam para impacto na ocupação de leitos hospitalares a partir do dia 2 de abril com mais de 750 internações. “A variante Ômicron e a H3N2 causam aumento de casos que vão sobrecarregar o sistema de saúde”, reforça a UFS.

A Força-Tarefa recomenda que, para evitar novo colapso na rede de saúde sergipana, haja aceleração da aplicação da terceira dose, busca ativa de quem ainda não tomou a primeira ou segunda. Além disso, é necessário aumentar o mapeamento e rastreio de novas cepas.

Os cuidados de higiene sanitária também são aliadas. Uso de álcool em gel, distanciamento social e uso de máscaras devem ser mantidos.

Boletim
Após três dias registrando número superior a 200 novos casos confirmados para o novo coronavírus (Covid-19), o índice caiu para 97 em Sergipe, nesta segunda-feira (17). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em boletim epidemiológico divulgado à imprensa.

Leia mais
Boquim recebe 170 doses de vacinas infantil da Covid-19; aplicações começam nesta terça (18)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso