Coronavírus


Idosos que receberam vacinas diferentes contra covid-19 criaram anticorpos, diz UFS


Publicado 26 de abril de 2021 às 20:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SES

Dois dos três idosos que receberam duas doses diferentes de vacinas contra a covid-19, em Sergipe, produziram anticorpos contra a doença. Eles estão sendo acompanhados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Segundo o professor Lysandro Borges, coordenador do departamento de Farmácia, a idosa de 75 anos de Aracaju e o idoso de 90 anos de Aquidabã formaram anticorpos no organismo. No acompanhamento, há a pesquisa de anticorpos neutralizantes totais, anti IgG S RBD e avaliação dos efeitos colaterais, caso aconteçam.

“É bom lembrar que não são só os anticorpos que conferem imunidade, tem também o linfócito T. 18% dos pacientes só formam linfócito T e não formam anticorpos. No caso dos dois idosos, eles entram nos casos dos 81% dos pacientes que formam anticorpos neutralizantes”, explicou.

De acordo com Lysandro, as amostras são enviadas para São Paulo para verificar a formação de linfócitos T no organismo. Os idosos não apresentaram nenhum tipo de reação.

Nesta segunda-feira (26), chegam as amostras para análise do terceiro idoso de 80 anos, do município de Riachão do Dantas, que também recebeu doses diferentes de vacinas contra a covid-19.

Leia mais:
Idosa que recebeu doses diferentes de vacinas contra covid-19 terá imunidade avaliada em 14 dias



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso