Saúde


Covid-19: Leitos de UTI da rede privada de Sergipe registram taxa de ocupação de 117% e seguem superlotados


Publicado 08 de julho de 2020 às 16:45     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Rede Primavera

Com 678 pacientes internados em Sergipe com o diagnóstico de covid-19, as taxas de ocupação em leitos de hospitais públicos e privados do estado seguem alarmantes. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (8), das 278 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para pessoas em estado grave da doença, 249 estão ocupadas, o que representa um percentual de 89,5%.

A situação da rede privada segue grave. Para amenizar a superlotação que já chega a 117% de ocupação, as unidades precisaram aumentar a oferta para conseguir realizar internações, por meio da criação de leitos de contingencia. É o caso dos hospitais São Lucas, Primavera e Renascença, todos localizados na Zona Sul da capital, com 157,7%, 145% e 162,5% de taxa de ocupação, respectivamente.

Os leitos particulares do Hospital Cirurgia, Centro de Aracaju, com 95%, e da Rede Unimed, com 84,2%, continuam com altas taxas de ocupação. Juntas, as duas unidades ofertam 74 leitos de UTI.

Na rede estadual, os hospitais Universitário e Nossa Senhora da Conceição, ambos localizados em Lagarto, no Centro Sul de Sergipe, apresentam lotação máxima até o momento. O município é o sexto em número confirmados de casos de covid-19 com 760 pessoas diagnosticadas.

Em relação ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro Capucho, região Oeste de Aracaju, o maior do estado, apresentou um redução da ocupação. A unidade conta com 46 dos 50 leitos de UTI ocupados, uma taxa de 92%.

A alta demanda de pacientes é reflexo do crescente número de infectados pelo vírus. Somente nas últimas 24h, Sergipe registrou 927 novos casos. Total de pessoas com a doença chegou a 31.640 e mortes a 851. Aracaju segue como epicentro da pandemia no estado, com 17.709 casos confirmados e 364 óbitos.

Leia mais
Aracaju segue com mais da metade dos casos de covid-19 e 42% das mortes entre as cidades sergipanas
MPs de Sergipe acionam justiça para governo explicar reabertura comercial sem observância da taxa de ocupação em UTI



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso