Saúde


Levantamento mostra que 13 crianças entre 5 e 11 anos de idade morreram por covid-19 em Sergipe


Publicado 11 de janeiro de 2022 às 06:33     Por Peu Moraes e Fernanda Sales     Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Levantamento realizado pelo AjuNews com dados retirados do portal da transparência da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mostra que 13 crianças entre 5 e 11 anos de idade, morreram em decorrência de complicações com o novo coronavírus (covid-19) em Sergipe, entre 2020-2021.

A vacinação para crianças dessa faixa etária foi autorizada pelo ministério da Saúde no dia 06 de janeiro, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar aplicações da farmacêutica Pfizer. Nesta segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou ter conseguido antecipar a entrega de 600 mil doses da vacina.

Em Sergipe, 239.261 crianças estarão aptas para receberem doses do imunizante. Os dados foram confirmados pelo AjuNews junto ao Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (10). Ao AjuNews, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju informou, que os pais ou responsáveis podem atualizar o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) das crianças no dia da vacinação da covid-19.

De acordo com a pasta da Saúde, a capital aguarda saber a quantidade de doses para vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos para iniciar o planejamento de imunização. “O planejamento de distribuição depende da quantidade que o Ministério vai enviar para Sergipe e quantas serão destinadas para Aracaju”, diz a nota enviada ao site.

A atualização do cadastro do SUS é essencial para a vacinação, segundo a Secretaria, esse é um serviço de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Ministério recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19; e em seguida crianças sem comorbidades.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe (SES) durante todo dia 10, mas não obteve retorno para confirmar os dados de óbitos no estado.

Leia mais:
Pais podem atualizar cadastro SUS no dia da vacinação em Aracaju
‘Pfizer antecipará 600 mil doses da vacina pediátrica contra a covid-19’, afirma Queiroga



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso