Saúde


Rússia anuncia acordo com Brasil e mais 16 países para fornecer remédio antiviral contra a covid-19


Publicado 24 de setembro de 2020 às 14:00     Por Eduardo Costa     Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O fundo soberano da Rússia e a farmacêutica local ChemRar anunciaram nesta quinta-feira (24) um acordo para fornecer um remédio antiviral contra a covid-19 para 17 países, incluindo o Brasil. O remédio Avivafir está sendo negociado com um laboratório privado brasileiro não revelado, e ainda deve ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Avivafir é o nome comercial do composto favipiravir, utilizado desde 2014 contra a gripe Avigan no Japão. Em abril, começaram os testes clínicos para determinar se ele poderia ou não ser eficaz contra o novo coronavírus. Em seguida a Rússia iniciou testes próprios com um genérico de licença japonesa, e em junho aprovou o uso emergencial de 60 mil doses do Avivafir.

De acordo com o Ministério da Saúde da Rússia, 940 pacientes foram acompanhados. Destes, 30% tiveram o Sars-CoV-2 eliminado do corpo, e o restante teve o tempo de tratamento de sintomas reduzido de quatro para dois dias. Ainda assi, há questionamentos sobre a efetividade científica do tratamento.

Mas nesta quarta (23), a Fujifilm, empresa que desenvolve o Avivafir, divulgou resultados que apontam que ele é eficaz para reduzir o tempo de tratamento em casos não graves da covid-19, e quer iniciar seu processo de aprovação no Japão.

O fundo russo admitiu que deve fornecer o remédio para Brasil, Argentina, Bulgária, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Kuwait, Paraguai, Panamá, Arábia Saudita, Sérvia, Eslováquia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

O presidente do fundo, Kirill Dmitriev, afirmou: “Quando nós registramos a primeira droga contra o coronavírus no mundo, houve ceticismo porque o Japão ainda não havia a registrado. Agora a eficácia está comprovada”.

Leia mais:
Vacina chinesa contra covid-19 não causou efeitos colaterais em 94,7% dos voluntários, diz estudo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso