Mundo


Rússia é acusada de tentar roubar pesquisa de vacina contra covid-19


Publicado 16 de julho de 2020 às 17:00     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Google Street View

Os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá acusaram a Rússia de usar Hackers para tentar roubar a pesquisa da vacina contra a covid-19 de universidades e farmacêuticas. A denúncia foi publicada pelo Centro de Cyber Segurança do Reino Unido, nesta quinta-feira (16).

Em um comunicado conjunto dos três países, a organização afirmou que atribui os ataques ao grupo APT29, conhecido como “Cozy Bear”, e que quase certamente, eles operam como parte dos serviços de inteligência da Rússia.

Segundo o diretor do Centro Britânico de Cyber Segurança, Paul Chichester, o NCSC já havia avisado que os grupos da APT têm como alvo organizações envolvidas em respostas nacionais e internacionais ao covid-19.

“Nós condenamos esses ataques desprezíveis contra aqueles que fazem um trabalho vital para combater a pandemia de coronavírus”, disse Chichester.

Para o ministro de Relações Exteriores, Dominic Raab, é totalmente inaceitável que a inteligência russa tenha como alvo o trabalho contra o novo coronavírus. Por conta disso, o Reino Unido vai trabalhar com os países aliados para responsabilizar os autores.

“Enquanto outros perseguem seus interesses egoístas com comportamento imprudente, o Reino Unido e seus aliados trabalham duramente para encontrar uma vacina e proteger a saúde global”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com o comunicado, o APT29 está usando um tipo de vírus personalizado conhecido como ‘WellMess’ e ‘WellMail’ para atingir várias organizações do mundo. Isso inclui as organizações envolvidas no desenvolvimento da vacina contra a covid-19.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso