Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19 iniciando no último domingo (17), ainda não existe datas para as fases do plano de imunização e nem se haverá doses suficientes para toda a população. As informações são do site Uol, que divulgou que o Ministério da Saúde tem a expectativa de que a população brasileira esteja vacinada apenas no segundo trimestre de 2022.
De acordo com a publicação, por conta das incertezas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT), Ricardo Lewandowski, pediu na última segunda-feira (18) que o Ministério da Saúde apresente um cronograma para a vacinação. Até o momento, segundo a reportagem, os esclarecimentos solicitados por Lewandowski não foram atendidos.
O Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19 possui de três fases, que englobam pouco menos de 50 milhões de pessoas dos grupos de risco, ou seja, cerca de um em cada quatro brasileiros. As três fases têm previsão de durar quatro meses.
Segundo o Uol, após o encerramento dessas fases, é que começa a contar a projeção de 12 meses do ministério para vacinar a população fora dos grupos prioritários. “O Ministério da Saúde estima que, no período de 12 meses, posterior à fase inicial, concluirá a vacinação da população em geral, o que dependerá, concomitantemente, do quantitativo de imunobiológico disponibilizado para uso”, disse a pasta ao site.
Outra preocupação exposta pelo Ministério da Saúde é pode não haver vacina para todo mundo. A pasta prevê para este ano 210 milhões de doses da vacina de Oxford e outros 100 milhões da CoronaVac. Como são necessárias duas doses por pessoa, a soma dessas quantidades não atenderia toda a população, de cerca de 212 milhões de brasileiros.
Ao todo, o país possui 6 milhões de doses de vacina contra covid-19 na primeira fase de vacinação. Mas são necessários 31,1 milhões para cumprir o planejamento.
Leia mais:
Anvisa analisa pedido do Butantan para liberar mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









