Coronavírus


Anvisa analisa pedido do Butantan para liberar mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac


Publicado 19 de janeiro de 2021 às 18:42     Por Fernanda Souto     Foto Anvisa analisa pedido do Butantan para liberar mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que concluiu a triagem dos documentos entregues pelo Instituto Butantan para o segundo pedido de uso emergencial da CoronaVac, na tarde desta quarta-feira (19). Esta etapa é essencial para conferir se a vacina contra a covid-19 cumpre os requisitos estabelecidos.

Estão sendo produzidas 4,8 milhões de doses no segundo lote da vacina produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac. Segundo a Anvisa, a primeira autorização era para as vacinas prontas, importadas e envasadas em dose única. Agora, o imunizante será armazenado em frascos para mais de uma dose.

“A análise da Anvisa vai se concentrar nas diferenças entre os dois procedimentos e que podem ter impacto na qualidade do produto final. Para produtos sensíveis, como vacinas, mesmo pequenas mudanças de equipamento, de método e forma de envase podem ter impacto e, por isso, devem ser olhadas com atenção”, disse a agência em nota.

A agência reguladora tem 10 dias para aprovar ou não o pedido com as novas informações protocoladas pelo Butantan. No domingo (17), a Anvisa autorizou o uso emergencial de 5 milhões de doses da CoronaVac, e 2 milhões da AstraZeneca.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso