O superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Marcos Alves Filho, destacou a determinação da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e da sua filha Ana Alves, para a retomada do “sonho do Canal do Xingó”.
Segundo ele, mesmo durante a pandemia da covid-19, no início de 2021, a senadora e sua filha percorreram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em busca de efetivar a conclusão do Projeto. “O Canal de Xingó se arrastava há mais de 24 anos. Ana e sua mãe, com a força e amor pelo nosso estado, foram desengavetar esse importante projeto para a vida dos sergipanos. Esse projeto não estava no radar do Governo, mas com a ação das duas, que foram até à Casa Civil na época, elas conseguiram tornar esse sonho uma realidade”, afirmou Marcos ao AjuNews, nesta quinta-feira (28).
O superintendente publicou em suas redes sociais a foto de Maria do Carmo e Ana Alves, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no início do ano, durante a visita aos ministérios.
Marcos Alves agradeceu a senadora pela oportunidade de fazer parte desse projeto e reforçou ainda os dois sonhos do ex-governador João Alves Filho, que era o Canal de Xingó e a revitalização do Rio São Francisco. “O sonho está sendo tirado do papel e agora está começando a ser colocado em prática. Ouvi por diversas vezes nosso eterno governador falar sobre esse canal e a sua preocupação com a não revitalização, pois bem, os dois sonhos dele se tornam realidade, fruto de muito trabalho e compromisso com o povo. Além do canal Xingó, teremos a revitalização do Velho Chico na sua plenitude”, enfatizou.
Ainda de acordo com o superintende da Codevasf, todas as bacias e mananciais que dão suporte ao Rio São Francisco estão sendo reestruturadas e revitalizadas. “Inclusive, em Sergipe, existem ações da Codevasf que revitalizam algumas nascentes do Rio, a exemplo de Gararu e outros municípios”, finalizou.
Assinatura da ordem de serviço
Nesta quarta-feira (27), o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira e o superintendente da entidade em Sergipe, Marcos Alves, assinaram a ordem de serviço para o início das obras do Canal Xingó, em Propriá, Região do Baixo São Francisco sergipano.
O esperado é que as obras do Canal Xingó iniciem em 2022 e finalizem entre 2023 e 2024. As obras do Canal de Xingó vão possibilitar a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe.
Leia mais:
Ministro Rogério Marinho e Codevasf assinam ordem de serviço para início das obras do Canal Xingó
Diretor-presidente da Codevasf afirma que Canal de Xingó é a ‘salvação hídrica’ de Sergipe
Maria do Carmo Alves afirma que Canal do Xingó tem grande potencial econômico para Sergipe
“Expectativa muito grande”, diz Marcos Alves Filho sobre chegada de ministro do Desenvolvimento em Sergipe
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









