Política


Maria do Carmo Alves afirma que Canal do Xingó tem grande potencial econômico para Sergipe


Publicado 27 de outubro de 2021 às 06:45     Por Roberta Cesar*     Foto Marcos Oliveira / Agência Senado

A senadora por Sergipe, Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância da execução do projeto Canal do Xingó para o estado, além de ser potencial econômico para os municípios do Alto Sertão sergipano. O evento para assinatura da licitação para dar início à primeira fase do Canal de Xingó acontece nesta quinta-feira (28).

“É um projeto importantíssimo principalmente porque garante segurança hídrica para milhões de sergipanos, e também baianos. O projeto garante água não apenas para o consumo humano, mas também para atividades agropecuárias e agroindustriais, ou seja, além de levar dignidade às pessoas, também tem um grande potencial de desenvolvimento econômico”, disse a parlamentar em entrevista ao AjuNews.

Com a execução do projeto, a senadora estima que as pessoas poderão investir e que a economia vai girar melhorando a vida da população. “Todos sabemos que a água é o bem mais precioso que temos, e precisamos ter consciência em relação a isso porque é um bem escasso. Garantir o abastecimento de água é cumprir a nossa Constituição, pois é dar dignidade às pessoas. A vida de muita gente vai mudar pra melhor”.

O projeto do Canal de Xingó foi idealizado pelo ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, e vem sendo executado através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Durante um evento no dia 2 de setembro, o diretor-presidente nacional da empresa, Marcelo Moreira, adiantou que o esperado é que as obras iniciem em 2022 e finalizem entre 2023 e 2024.

À reportagem, a senadora Maria do Carmo afirmou que o Canal do Xingó era um sonho do seu ex-marido, João Alves, e do povo sergipano. A parlamentar teve uma grande participação na realização do projeto, pois garantiu o valor da emenda que faltava para iniciar a licitação da obra.

“Poder contribuir para a realização desse projeto, que era um sonho de João, só me enche ainda mais de alegria, primeiro porque eu sei que se era um sonho dele, é também o sonho de cada sergipano. João era apaixonado por Sergipe, por obras e sempre pensava no futuro. Segundo porque eu vi a necessidade do Canal fazendo visitas às comunidades e era uma coisa que as pessoas comentavam, sobre a importância dessa obra. E graças a Deus e ao povo eu posso contribuir com esse projeto.

Sobre o Canal de Xingó
Para a construção do Canal do Xingó são necessárias as fases de elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km da obra, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.

Ao todo, o projeto terá extensão de aproximadamente 300 km e será dividido em quatro fases. A primeira fase possibilitará a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, e Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe. A expectativa é que as obras sejam iniciadas em 2022. A obra total do Canal está avaliada em mais de R$1,3 bilhão, e só a primeira etapa custará R$200 milhões.

Com supervisão de Peu Moraes*



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso