Economia


Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades


Publicado 11 de janeiro de 2021 às 13:00     Por Fernanda Sales     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de dois programas de demissão voluntária e o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, para o primeiro semestre deste ano. De acordo com informações do G1, o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários que atenderem aos pré-requisitos, é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de cinco mil adesões.

Já o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), tem o objetivo de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.

De acordo com a publicação, os programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão, que não foram especificados no fato relevante anunciado aos investidores.

Segundo informou o banco, o número final de adesões, assim como o impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro.

Em ambos os programas, a adesão é voluntária e de caráter pessoal. Os incentivos variam de acordo com as condições estabelecidas por cada programa e pelas condições de cada funcionário. O objetivo do fechamento das unidades, segundo o banco, é trazer mais eficiência à rede de atendimento, propiciar recursos para abertura das unidades de atendimento especializado e melhorar a experiência do cliente.

Segundo o banco, 243 agências serão transformadas em postos de atendimentos e outros 8 postos serão transformados em agências. O banco também vai transformar 145 unidades de negócios em lojas, sem guichês de caixa (em um modelo voltado à assessoria e relacionamento). Também será feito o compartilhamento de 85 unidades de negócios, e criadas 28 unidades de negócios, sendo 14 agências especializadas em agronegócio e 14 escritórios especializados no atendimento a clientes com maturidade digital, com aproveitamento de espaços existentes.

Para o Banco do Brasil, a reorganização da rede de atendimento tem o objetivo de adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes e abrange outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais.

O banco construiu um hotsite para esclarecer as medidas aos clientes. Em caso de dúvidas, poderão ser atendidos tanto via WhatsApp (61) 4001-0001, assim como poderão entrar em contato com Central de Atendimento 0800 729 5291, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.



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