Economia


Governo Federal não deve pagar 13º salário do Bolsa Família em 2020, diz site


Publicado 23 de outubro de 2020 às 11:00     Por Eduardo Costa     Foto Arquivo/Agência Brasil

O Governo Federal não deve pagar o 13º salário do Bolsa Família para os beneficiários em 2020. Segundo o portal Uol, técnicos da equipe econômica e assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já admitem internamente que não há condições para tal pagamento.

Em 2019, foi editada uma Medida Provisória (MP) para o pagamento do 13º do Bolsa Família. Mas a ideia era fazê-lo apenas no ano passado, como promessa de campanha de Bolsonaro. O governo chegou a agir para que a MP caísse, enquanto a oposição quer torna-lo permanente.

Ao Uol, um técnico da equipe econômica afirmou que o auxílio emergencial de R$ 600 pago durante a pandemia cobre tal valor. Assim, não seria possível inicialmente pagar um 13º do benefício.

“As pessoas receberam pelo menos R$ 600 durante cinco meses. Esse valor é bem superior ao Bolsa Família e equivaleria a um 14º e a um 15º. Se pagarmos um 13º para beneficiários do Bolsa Família, também teremos que pagar para quem recebe o auxílio emergencial? Não está claro. Mas essa decisão é política e depende do presidente Bolsonaro”, afirmou.

Desta forma, o 13º do Bolsa Família depende de uma nova MP ou de um Projeto de Lei por parte do Poder Executivo ao Congresso Nacional. O Bolsa Família é gerido pelo Ministério da Cidadania.

Leia mais:
Nova proposta do Renda Cidadã pode cortar três milhões de famílias do benefício, diz jornal



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso