Eleições


Candidatos à prefeitura de Aracaju descumprem medida de distanciamento social durante eventos de campanha


Publicado 03 de outubro de 2020 às 08:00     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Divulgação

A busca pelo voto do eleitor tem feito alguns candidatos à prefeitura de Aracaju descumprirem a medida de distanciamento social diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e evitar aglomerações. Após visualizar os perfis dos postulantes ao cargo mais alto do Executivo Municipal de Aracaju, verificou-se que abraços e apertos de mãos foram os atos mais praticados nas últimas 24 horas, por Danielle Garcia (Cidadania), Edvaldo Nogueira (PDT) e Márcio Macêdo (PT).

No estado de Sergipe houve aumento no número de casos confirmados da covid-19, após oito semanas seguidas de quedas. A confirmação foi realizada através de acompanhamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. No último sábado (26), houve aumento do número de novos casos. Foram 1.145 casos, contra os 1.007 casos da semana anterior.

O estado está na fase verde do plano de retomada econômica. Na quinta-feira (1º), ficou autorizado a realização de eventos culturais de vaquejadas em parques fechados, sem acesso ao público e torcida, na forma de protocolo sanitário a ser publicado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Os shopping centers podem funcionar das 10h às 22h, sem restrição de fechamento em dia de semana, mantida a ocupação máxima de 50%, ficando também autorizado o atendimento presencial, das academias e agências bancárias situadas nesses estabelecimentos. Já os restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e estabelecimentos similares poderão funcionar mantidas as condições da Resolução n.º 05, com exceção do horário que ficará compreendido entre 6h e 22h.

Outro lado

Em nota, a assessoria de Márcio Macêdo afirmou que em todos eventos abertos ou fechados, com público, exige, de seus apoiadores e colaboradores, o uso de máscara e álcool em gel. Ainda que após cada cumprimento, seja abraço ou aperto de mãos, equipes, direcionadas aos serviços de higienização, dialogam com as pessoas que tiveram contato com o candidato, aplicando álcool. “A ação, além de cumprir uma determinação sanitária, com foco na prevenção da covid-19, é, também, uma exigência do postulante a prefeito que entende a necessidade da proteção individual e coletiva dos aracajuanos e aracajuanas”, informou.

Também por meio de nota, a assessoria de Edvaldo Nogueira, afirma que candidato tem cumprido os protocolos sanitários relacionados ao enfrentamento ao coronavírus.

“Ele sempre utiliza máscara, álcool gel a 70% para higienização das mãos e objetos e preza pelo distanciamento social. Em eventos promovidos pelo candidato e sua coligação, a exemplo da inauguração do comitê na noite desta quinta-feira (1º), todos os cuidados foram adotados, inclusive a medição de temperatura para acesso ao local, controle da quantidade de presentes para garantia do distanciamento social, além do uso obrigatório de máscaras”, diz.

A assessoria de Danielle Garcia até o fechamento da reportagem não se manifestou. O site continua aberto para publicar os posicionamentos posteriormente.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso