Política


Em cinco dias, Sergipe registra 35 denúncias eleitorais em campanhas; Siriri lidera casos


Publicado 02 de outubro de 2020 às 09:00     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Desde a abertura oficial das campanhas no último dia 27 de setembro, Sergipe registrou 35 denúncias eleitorais no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O app é destinado a receber denúncias de informações falsas ou distorcidas que possam ser caracterizadas como crimes, e enviá-las aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e ao Ministério Público Eleitoral.

Das 35 denúncias apontadas, todas elas estão relacionadas às propagandas eleitorais. E quem lidera a lista é um município inesperado: Siriri, no Leste do estado. Na estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui apenas 8.813 pessoas.

Nas eleições deste ano, Siriri tem três candidatos a prefeito: Zé Rosa (PSB), que busca a reeleição; Marquinhos Mascarenhas (Podemos) e Daiane Oliveira (Republicanos).

Em segundo lugar, com seis denúncias, aparece um município ainda menor: Nossa Senhora de Lourdes, no Alto Sertão, que segundo o IBGE tem população de 6.470 pessoas. Os candidatos à prefeitura em 2020 são André Gaiola (SD), João Paulo (PT) e Laerte (PSD).

Fechando os cinco municípios com mais denúncias eleitorais registradas em Sergipe, aparecem Barra dos Coqueiros (Grande Aracaju), Lagarto (Centro-Sul) e Telha (Baixo São Francisco), todos com três casos.

Na Barra, que possui população de 29.873 pessoas, estão como candidatos Alberto Macedo (MDB), Alysson Souza (SD), Gilson dos Anjos (DEM), Hebert Pereira (Cidadania) e Ivan Gomes (Avante).

Lagarto é o maior dos cinco municípios em questão, com 103.576 pessoas. São cinco candidatos na disputa: Fábio Reis (MDB), a atual prefeita Hilda Ribeiro (Solidariedade), Ibrain de Valmir (PSC), Jorge Prata (Podemos) e Nininho da Bolo Bom (Cidadania).

Mas se Lagarto é o maior, Telha é o menor dos cinco. A segunda cidade de menor população em Sergipe possui apenas 3.204 habitantes. Disputam o pleito local atual gestor Flávio Dias (PSD) e Zé João (DEM).

Dois casos de denúncias eleitorais foram registrados no Pardal em Nossa Senhora das Dores, Salgado e Simão Dias. A capital Aracaju registrou apenas um caso, junto com Estância, Gararu, Malhador, Pacatuba, Pirambu e Umbaúba.

Leia mais:
TSE faz parceria com agências de checagem para identificar fake news
Candidato a prefeito do PL denuncia suposto envio de fake news em Itabaiana



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso