Política


Ministro da Justiça deve falar sobre a morte de Genivaldo no Senado


Publicado 29 de junho de 2022 às 13:58     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Redes Sociais

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal aprovou o convite ao ministro da Justiça, Anderson Torres, para falar sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, morto por policiais rodoviários federais durante uma abordagem na cidade de Umbaúba, no Sul Sergipano, em 25 de maio. O autor do requerimento foi o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

O senador questiona sobre a falta de acesso aos procedimentos administrativos dos agentes envolvidos na morte de Genivaldo. “Em um procedimento desses, em que foi violado o principal bem jurídico de uma forma tão aviltante, nós não podemos permitir que esse fato fique assim”, disse Fabiano, que atuou como delegado de polícia antes de se tornar parlamentar.

Imagens veiculadas na internet mostraram a vítima presa dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. Genivaldo se debate com as pernas para fora enquanto um policial rodoviário mantém a tampa do porta-malas abaixada, impedindo o homem de sair e concentrando a fumaça no local. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, a vítima morreu de insuficiência aguda secundária a asfixia. Genivaldo teria sido parado pelos agentes por trafegar de moto sem capacete.

O ministro da Justiça já esteve na Câmara dos Deputados, em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para tratar desse mesmo assunto. Na ocasião, ele tratou a morte de Genivaldo como um “ato isolado”.

Leia mais:
Senador quer convocar ministro da Justiça para explicar sigilo no caso Genivaldo
PRF impõe sigilo de 100 anos em processos que investigam agentes do caso Genivaldo
Caso Genivaldo: PF solicita prorrogação de 30 dias para conclusão das investigações



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso