Justiça


STF inicia julgamento das mensagens hackeadas da Lava Jato


Publicado 09 de fevereiro de 2021 às 09:36     Por Fernanda Sales     Foto Valter Campanato/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, nesta terça-feira (9), a manutenção ou derrubada da decisão do ministro Ricardo Lewandowski de compartilhar mensagens hackeadas da Lava Jato com a defesa do ex-presidente Lula (PT). As informações são do Uol.

Segundo a publicação, o acesso à íntegra dos documentos do acordo de leniência entre a Força-Tarefa e a Odebrecht também serão analisados pela Corte. As mensagens compartilhadas com a defesa de Lula foram apreendidas na Operação Spoofing, da Polícia Federal, que investigou crimes cibernéticos contra ministros, membros da Força-Tarefa e parlamentares do Congresso Nacional. Entre os alvos dos hackers estavam o ex-chefe da pasta de Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e o procurador Deltan Dellagnol.

As mensagens interceptadas mostram supostas combinações da dupla quanto à tomada de decisões na Lava Jato em desfavor do ex-presidente. Os advogados de Lula se apoiam nos textos para defender a parcialidade de Moro enquanto juiz no julgamento que levou o ex-presidente à cadeia, em 2018.

De acordo com o Uol, caso o Supremo avalie por manter a decisão de Lewandowski e prosseguir com o compartilhamento das mensagens, Moro pode ser julgado por ter agido de forma ilegal enquanto juiz federal e declarado suspeito (parcial) à Justiça. As sentenças dos processos em que ele conduziu à frente da 13ª Vara Federal de Curitiba poderão ser anuladas. Moro e Dellagnol negam a veracidade das conversas e o conluio.

Leia mais:
Procuradores da Lava-Jato anteciparam ao MP da Suíça nomes de delatores da Odebrecht, diz site



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso