Política


Manifestantes pró-Trump invadem Congresso americano durante sessão que confirmaria Biden presidente


Publicado 06 de janeiro de 2021 às 17:44     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Youtube

O Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso americano em Washington, foi invadido por manifestantes pró-Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito do país. As portas do prédio chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado.

Segundo a Fox News, na sala de imprensa do Senado, um alerta dizia: “Tranque todas as portas, se possível. Se não, procure abrigo ou camuflagem. Fique calmo e aguarde mais instruções. Repito: ameaças à segurança dentro do Capitólio dos Estados Unidos”.

O vice-presidente Mike Pence, que participava da sessão para certificar Joe Biden, foi retirado do prédio e a votação precisou ser interrompida por causa da invasão.

De acordo com o canal, minutos antes, dois prédios do Capitólio haviam sido evacuados por uma suposta ameaça de bomba. Além disso, a polícia teria encontrado vários pacotes suspeitos em volta do Cannon House Office e da Madison Library of Congress Building, e agiu para esvaziar os prédios e escritórios vizinhos.

Ainda segundo informações da emissora, mais cedo, em discurso em frente à Casa Branca, o presidente republicano Donald Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro.

No entanto, apesar de Trump pedir que os apoiadores se manifestassem pacificamente, houve confronto com a polícia. “Por favor, apoiem nossa polícia. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país”.

Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h (às 20h no horário de Brasília). A medida ficará vale por 12 horas. A prefeitura também fechou os centros de testagem para a covid-19 até esta quinta-feira (7).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso