Mundo


Papa Francisco escolhe bispo italiano como novo líder do Vaticano no Brasil


Publicado 30 de agosto de 2020 às 14:46     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução/Instagram

O Papa Francisco escolheu o novo líder do Vaticano no Brasil: Dom Giambattista Diquattro. O novo núncio apostólico no Brasil foi confirmado neste sábado (29) para a representação da Santa Sé em Brasília. Ele substitui Dom Giovanni D’aniello, que após oito anos no Brasil, foi enviado à Rússia.

Dom Giambattista Diquattro, 66, é italiano de Bolonha e arcebispo de Giromonte (Itália). Ele era núncio apostólico na Índia e no Nepal desde 2017. Na América Latina, chegou a ser núncio no Panamá e na Bolívia. Além disso, serviu em missões na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, no Chade e nas Nações Unidas.

Além disso, segundo o Vaticano, ele é diplomata desde 1985, e também teólogo e canonista. Sacerdote desde 1981, ele tem mestrado em Direito Civil na Universidade da Catania; mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma.

O núncio é algo como um embaixador da Santa Sé nos países. Além de representar o Papa Francisco (neste caso), ele participa da escolha de novos bispos e das transferências deles entre dioceses e prelazias, e normalmente é tratado como o decano do corpo diplomático estrangeiro. O Vaticano considera Brasília como uma “embaixada” de primeira linha, pelo Brasil ter a maior quantidade de católicos no mundo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso