Política


Câmara de Aracaju não regista presença de vereadores durante pandemia


Publicado 17 de julho de 2020 às 12:12     Por Peu Moraes     Foto Gilson Rosa / Câmara Municipal de Aracaju

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) não tem controle eficaz para registrar presenças de vereadores durante as sessões remotas que estão acontecendo uma vez na semana por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A primeira sessão virtual na CMA aconteceu no dia 22 de abril após pressão da oposição.

De acordo com a assessoria de comunicação da Casa Legislativa, a confirmação de presença está com problemas técnicos devidos as obras de restauração iniciadas em março deste ano. “Por causa da reforma no prédio tudo lá está desmontado. Todos sempre estão presentes. É acompanhar a sessão”, explicou a assessoria ao AjuNews na terça-feira (07).

A reportagem também questionou sobre a existência de uma planilha de registro de presença e a assessoria esclareceu que existe, mas o sistema técnico está desligado. “Tem, mas até a TI da CMA está desligada esses dias”, disse.

O AjuNews procurou saber de representantes da base governista e de oposição se a falta de transparência na frequência colocaria em risco discussões de projetos e votações. Para o líder do governo da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto (PDT), sempre tem a totalidade dos vereadores nas sessões. “Estamos com quórum alto, ou seja, sempre com a totalidade de vereadores”, disse.

O vereador Cabo Amintas (PSL), após ser questionado pela reportagem, cobrou mais informações durante a sessão remota realizada nesta quarta-feira (15). Amintas pediu para usar a fala e questionou o Presidente da CMA sobre a disponibilidade da lista de frequência dos vereadores.

“Fui indagado pelo jornalista do ‘AjuNews’ sobre a frequência dos vereadores. Ele foi informado que não havia esse controle por problemas técnicos. Gostaria que o senhor presidente esclarecesse isso”, solicitou. O presidente da Casa informou que enviará a lista de frequência para o vereador.

Leia mais
Câmara de Aracaju marca primeira sessão remota para próxima quarta (22)
Mais três vereadores cobram trabalhos por sessões virtuais na Câmara de Aracaju
“Não estou de férias! Não quero extraordinária, quero trabalhar”, cobra Didi



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso