Política


Deputado denuncia Nego Di, Karol Conká e Lumena ao MP por debocharem religião de Lucas Penteado no BBB


Publicado 10 de fevereiro de 2021 às 16:43     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ TV Globo

O deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ) afirmou que irá encaminhar uma denúncia ao Ministério Público do estado contra os participantes do BBB Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por debocharem de uma entidade de matriz africana seguida por Lucas Penteado.

“Não me restou outra opção do que encaminhar uma denúncia ao Ministério Público dos participantes do BBB Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por vilipêndio religioso, crime caracterizado no Código Penal. E pedir à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para requisitar as gravações”, disse.

“As referências extremamente ofensivas acompanhadas de chacotas dos quatro participantes a uma entidade das religiões de matrizes africanas estimulam o preconceito e os ataques à Umbanda e ao Candomblé. Dificilmente eles se referiram dessa forma a Nossa Senhora ou à Biblia”, acrescentou o político em seu pronunciamento.

Para o parlamentar, Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena foram acusados de intolerância religiosa após ironizarem o orixá Xangô, no BBB. “Nego Di fez um trocadilho desrespeitoso com o orixá Xangô. Inacreditavelmente, Lumena, que se diz adepta do Candomblé, junto com seus amigos, ironizou a Umbanda, religião de Lucas Penteado. ‘Eu xangôzei’, disse o humorista, arrancado gargalhadas dos colegas. ‘Cheguei a xangôzar no quarto, véi’, completou. Depois, foi a vez de Karol Conká fazer o deboche. ‘Você falando é muito engraçado. Eu chamei Xangô, véi’, disse a rapper, imitando os trejeitos de Lumena”, detalhou o deputado.

“Como podem, quatro pessoas, todas negras, que deveriam se preocupar com o racismo – inclusive o religioso – não se preocuparem em vilipendiar a Umbanda e o Candomblé num programa de TV com repercussão nacional? Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena me envergonham”, lamentou Átila Nunes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso