Política


Flávio Dino não descarta fusão entre PCdoB e PSB após eleições de 2020


Publicado 14 de julho de 2020 às 10:26     Por Peu Moraes     Foto Reprodução

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não descarta uma aliança com a inclusão até mesmo a fusão ou incorporação de seu partido pelo PSB para disputar à presidência da República em 2022. A informação durante entrevista à CNN Brasil, nesta segunda-feira (13), e publicada no site Uol.

Dino foi citado pela emissora como possível candidato presidencial em 2022 pela legenda socialista, Dino disse que “jamais” trocaria um partido pelo outro para concorrer ao Planalto de forma “unilateral”. “O PCdoB tem uma relação muito próxima com o PSB, a nossa presidente nacional é vice-governadora de Pernambuco com o PSB, temos aliança em Recife. Desde o berço temos essa aliança. Diálogo é muito bom para o país”, disse.

Flávio também ressaltou que era muito amigo do ex-governador de Pernambuco e presidenciável em 2016, Eduardo Campos, que morreu num acidente aéreo em São Paulo. “Era muito amigo do Eduardo Campos. Mas nunca uma coisa unilateral minha de sair do PCdoB para ser candidato a presidente pelo PSB, isso jamais. Mas uma aproximação, uma aliança, quem sabe uma incorporação, é um caminho”, disse o governador maranhense.

Dino afirmou que o cenário partidário deve mudar por causa das novas regras, como cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais, após as eleições municipais de 2020.

“Temos que esperar o próximo ano, que é uma redefinição partidária no país. Nós vamos ter um redesenho inevitável tendo em vista que as novas regras de cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais levarão a muitas fusões. Não agora, porque cada partido vai enfrentar com sua tática eleitoral”, disse.

Em Sergipe, PCdoB e PSB estarão em palanques opostos na disputa pela capital sergipana nas eleições previstas para acontecer em novembro deste ano. O partido comunista vai apoiar a reeleição de seu ex-filiado Edvaldo Nogueira (PDT), enquanto o PSB lançou a pré-candidatura do presidente estadual da legenda, Valadares Filho. Na última disputa direta entre Nogueira e Valadares Filho, em 2016, o ex-comunista brasileiro saiu vitorioso no segundo turno.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso