Política


Governo Federal assina ordem de serviço do primeiro trecho Canal do Xingó


Publicado 01 de dezembro de 2021 às 13:27     Por Roberta Cesar*     Foto Divulgação / MDR

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinou a licitação para realização das obras do primeiro trecho do Canal do Xingó. A solenidade contou com a presença da bancada sergipana em Brasília, nesta quarta-feira (1).

Em outubro, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira e o superintendente da entidade em Sergipe, Marcos Alves Filho, assinaram a ordem de serviço para o início das obras do Canal Xingó, em Propriá, Região do Baixo São Francisco sergipano.

 

Projeto Canal Xingó
O esperado é que as obras do Canal Xingó iniciem em 2022 e finalizem entre 2023 e 2024. As obras do Canal de Xingó vão possibilitar a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe.

Para a construção do Canal do Xingó são necessárias as fases de elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km da obra, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.

Ao todo, o projeto terá extensão de aproximadamente 300 km e será dividido em quatro fases. A primeira fase possibilitará a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, e Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe. A expectativa é que as obras sejam iniciadas em 2022. A obra total do Canal está avaliada em mais de R$1,3 bilhão, e só a primeira etapa custará R$200 milhões.

Leia mais:
Maria do Carmo Alves afirma que Canal do Xingó tem grande potencial econômico para Sergipe

Com supervisão de Peu Moraes*



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso