Política


João Daniel diz que saída da Ford do Brasil ‘demonstra a falta de compromisso’ do governo Bolsonaro


Publicado 12 de janeiro de 2021 às 07:41     Por Eduardo Costa     Foto Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado federal sergipano João Daniel (PT) fez duras críticas ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) por conta do anúncio da Ford, que irá fechar suas fábricas no Brasil. O parlamentar afirmou em suas redes sociais nesta segunda-feira (11) que a decisão da montadora “demonstra a falta de compromisso desse governo” com os empregos e a economia.

“O fechamento da Ford no Brasil é mais um motivo para o aumento do desemprego no país e demonstra a falta de compromisso desse governo com uma política econômica séria. O governo Bolsonaro e sua equipe mostram uma real desestabilização da economia e da democracia e são resultado da crise e do caos criado no Brasil depois do golpe que gerou esse governo descomprometido e desrespeitoso com a democracia e o país”, disse João Daniel.

Ele seguiu destacando que o caso da Ford não é único no Brasil. “Tudo isso tem afugentado as grandes corporações que vão para países mais estabilizados. E, como sempre, quem sofre são os trabalhadores e trabalhadoras. Só da Ford serão mais de 24 mil empregos perdidos”, completou.

A Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. No país desde 1919, a fabricante de automóveis manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

As fábricas em Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, serão fechadas imediatamente. Além destas, a unidade de Horizonte (CE) também será fechada ainda neste ano. Segundo o G1, serão ao menos 830 funcionários demitidos em Taubaté, e 470 em Horizonte.

Leia mais:
Após saída da Ford do Brasil, Ministério pede avanço de reformas para manter fábricas no país
No Brasil há mais de um século, Ford encerra produção de veículos no país



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso