Economia


No Brasil há mais de um século, Ford encerra produção de veículos no país


Publicado 11 de janeiro de 2021 às 18:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação

A Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021, nesta segunda-feira (11). No país desde 1919, a fabricante de automóveis manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, completou.

As fábricas em Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. Além destas, a unidade de Horizonte (CE) também será fechada ainda neste ano. Segundo o G1, serão ao menos 830 funcionários demitidos, em Taubaté, e 470, em Horizonte.

De acordo com a companhia, as três linhas de produção terão as atividades encerradas durante este ano, “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

A empresa ainda afirmou que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos para “minimizar os impactos do encerramento da produção”. Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques.

De tal forma, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, principalmente, das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Os próximos modelos já confirmados pela Ford são os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.

No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019, ano em que a empresa já tinha fechado a unidade de São Bernardo do Campo (SP).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso