Política


Mesmo descumprindo estatuto do DEM, Vinícius Porto não teme expulsão


Publicado 12 de fevereiro de 2020 às 16:45     Por Peu Moraes     Foto Foto César de Oliveira

Vereadores de Aracaju pelo DEM, Vinícius Porto e Juvêncio Oliveira podem ser penalizado pela legenda por descumprir os artigos 60, 78 e 96 do Estatuto do Democratas. Um documento obtido pelo AjuNews, com data de 9 de setembro de 2017,  revela que os parlamentares foram orientados pelo partido a votar seguindo o entendimento da sigla, o que foi descumprido pelos parlamentares.

Os artigos citados orientam que todos os parlamentares do Democratas votem conforme as diretrizes e interesses do Partido, determinados pela Executiva Municipal de Aracaju sob pena de serem expulsos após processo de defesa e contraditório. Porto tem contrariado as normas da sigla ao votar favorável aos projetos enviados pelo prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido) à Casa Legislativa.

Em entrevista à reportagem, na manhã desta quinta-feira (12), Vinicius afirmou que não violou nenhuma regra do partido, além disso, garantiu que mantém bom relacionamento com os integrantes do diretório municipal. “Eu sou líder do partido, desde que assumi aqui [liderança do governo na Câmara] enviei um o ofício para o presidente do partido municipal. O partido em momento algum fez algum tipo de orientação, para votar “sim”, para votar “não” de acordo com os projetos aqui”, disse.

À reportagem, Porto assegurou está tranquilo quando questionado sobre um temor de ser expulso do Democratas por desobediência. “Mais uma vez eu digo, não serei expulso do partido, pela relação que tenho com o partido, uma relação muito boa. Relação muito boa com a senadora Maria do Carmo (DEM), uma relação muito boa com o presidente Machado [Carlos Machado, presidente estadual do DEM), uma relação muito boa com todos que fizeram o partido e fazem o partido hoje. Então, eu não tenho por que ser expulso do partido, tenho uma relação muito boa com a delegada Georlize Teles. Eu estou tranquilo, isso não vai acontecer em hipótese alguma”, disse.

A questão foi levantada depois que que a delegada e pré-candidata à prefeitura de Aracaju, Georlize Teles (DEM), afirmar que poderia pedir a expulsão dos vereadores caso eles não se unam em favor do projeto do partido.

Leia mais
“Ninguém tem autorização para falar pelo DEM individualmente”, diz José Carlos Machado
Vinícius Porto rebate Georlize Teles e diz que nunca foi procurado para ‘falar de política’
Georlize Teles diz que não aceitaria ser líder de Edvaldo e nem vice de Gilmar



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso