Política


‘Não são pessoas de bem, são bandidos’, diz Barroso sobre autores de fake news e campanhas de ódio


Publicado 25 de julho de 2020 às 10:00     Por Roberta Cesar     Foto Carlos Moura / Divulgação / STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou, nesta sexta-feira (24), que as pessoas que disseminam fake news e campanhas de ódios nas redes sociais “são bandidos”. A declaração foi feita durante uma live, na abertura do 1º Congresso Internacional de Direito Partidário. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo.

“A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. Só não tem lugar para a intolerância, a violência e a tentativa de destruir das instituições. Quando isso acontece, as instituições de bens têm de agir. Repito, não são pessoas de bem. São bandidos”, destacou o ministro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a retirada, nesta sexta-feira (24), de contas no Twitter e no Facebook de influenciadores digitais, empresários e políticos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na ação, tiveram suas contas suspensas: o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), Sara Giromini (conhecida como Sara Winter), o blogueiro Allan dos Santos e os empresários Luciano Hang (da Havan) e Edgard Corona (da rede de academias Smart Fit). Eles estão sendo investigados no inquérito das fake news que tramita no Supremo. Além deles, outros apoiadores também tiveram seus perfis suspensos.

“Só elas (as instituições) têm a capacidade de fazer o controle das campanhas de desinformação, das campanhas de ódio, sem propriamente fazer um controle de conteúdo”, ressaltou.

Na decisão, o ministro destaca que o bloqueio foi determinado “para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso