Política


Propriá: Luciano de Menininha pede inelegibilidade do mandato de Dr. Valberto e denuncia cirurgia feita no IML


Publicado 18 de dezembro de 2020 às 09:46     Por Fernanda Sales     Foto Reprodução / Youtube

O ex-candidato a prefeito de Propriá, no Baixo São Francisco Sergipano, Luciano de Menininha (DEM), ajuizou uma ação de investigação eleitoral que tramita na Justiça para caçar o mandato do prefeito eleito do município, Dr. Valberto (MDB). O pedido de inelegibilidade da candidatura do emedebista foi baseado na acusação de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. Luciano de Menininha também fez denúncia de que uma cirurgia teria sido realizada em uma sala do Instituto Médico Legal (IML), segundo ele, na época em que Dr. Valberto era o secretário de Estado da Saúde.

Na ação, Luciano também pede a cassação do diploma do prefeito eleito. “Foi um abuso de poder político e econômico fora do normal e não é choro de derrotado não, porque quem me conhece sabe. Mas a gente viu um ex-secretário de saúde usar muita força com a máquina estatal, com hospitais particulares de Aracaju de forma afrontosa e a gente pede que a justiça apure. As provas apareceram espontaneamente, fomos em cartório registrar que pessoas foram cooptadas, ou por dinheiro, ou por promessa de emprego ou cirurgias”, disse Luciano em entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (18).

O ex-candidato ressaltou ainda que houve compra de voto em Propriá e denunciou realização de cirurgias irregulares. “O que houve muito foi o estelionato eleitoral, pessoas que estão desempregadas, que antes da pessoa pedir você já promete, já pede currículo e diz que vai arranjar emprego para todos da família.  Sobre as cirurgias, juntou-se as cirurgias que não eram importantes em 2017 e 2018, todas para serem feitas do meio de 2019 até agora 2020. Cirurgias feitas em salas indevidas, cirurgias que foram feitas sem aquele protocolo de entrada hospital”.

“Teve gente que fez cirurgia dentro de uma sala do IML. […] Tenho declaração da esposa do prefeito falando que ‘vocês sabem que nós estamos aqui, fizemos as cirurgias que prometemos a vocês’ e outras coisas. Então espero que o ministério público federal, estadual e o judiciário investiguem, vejam se o material que nós juntamos tem fundamento e, se tiver, que a justiça seja feita. Nós tivemos quase 7 mil votos num município, onde tinha um candidato que já vinha há quatro anos em plena da campanha, que era secretário de saúde”, acrescentou Luciano.

Ainda segundo ele, houve abuso de poder em Propriá. “Houve abuso de poder estatal. Vou dar um exemplo, a ação efetiva feita por Dr. Valberto contra a covid-19 aqui em Propriá foi colocar dois contêiners em frente ao Hospital de Propriá, mas não foi atendida uma só pessoa. Um secretário de saúde da nossa terra, que pensamos que iria melhorar o nosso hospital de Propriá, mas que pouco fez”, finalizou.

Dr. Valberto foi eleito com 45,86% dos votos, um total de 7.109 votos. E Luciano de Menininha, ficou como segundo colocado com 6.870 votos, alcançando 44,32%.

Ao AjuNews, Dr. Valberto informou que emitirá resposta sobre o assunto, mas até o final da reportagem não enviou.

Leia mais:
Propriá: Acusado de compra de votos, prefeito eleito afirma ser vítima de calúnia
Dr. Valberto é eleito prefeito de Propriá: ‘A gente quer ser o diferencial’
Candidato a prefeito do DEM em Propriá é acusado de agredir homem após debate; prefeiturável nega



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso