Política


Ricardo Marques critica bilhetagem exclusiva em ônibus de Aracaju: ‘Frota sucateada’


Publicado 22 de fevereiro de 2022 às 11:30     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução /Assessoria parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) criticou a recente mudança no sistema de bilhetagem eletrônica em 46 ônibus do transporte público da Grande Aracaju que não aceitarão dinheiro em espécie a partir desta terça-feira (22). O pagamento da tarifa se dará apenas por meio do cartão Mais Aracaju. Para o vereador, a modernização apresentada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) não corresponde com a situação da frota.

“Desde o dia primeiro de nosso mandato tenho levantado a bandeira da licitação que por sua vez irá modernizar sim a frota e trazer mais conforto aos usuários, vejo que em nossa cidade as prioridades estão sendo invertidas, o povo ficou em último lugar. De nada adianta implantar a bilhetagem eletrônica em uma frota antiga, sucateada, com ônibus sujos e rodando com pneus carecas”, afirma Ricardo Marques.

Marques criticou também sobre a alternativa apresentada pela prefeitura sobre a possibilidade do usuário não possuir o cartão ou ter esquecido em casa. “A resposta do superintendente me deixou mais preocupado ainda, o usuário que não tiver com o cartão em mãos terá que esperar um outro coletivo, imaginemos que um cidadão está tarde da noite no ponto esperando um ônibus e passe apenas aquele que não aceita dinheiro em espécie, ele terá que ficar esperando mais ainda?”, questiona o parlamentar.

Para Ricardo, um dos pontos principais foi deixado de lado na coletiva de apresentação do novo modelo. “Pouco ou quase nada se falou nessa coletiva sobre a licitação, promessa essa da atual gestão em mais de uma eleição, estamos mais uma vez fazendo remendos em uma área tão importante, estamos pedindo dinheiro ao governo federal, mas não estamos fazendo o dever de casa”, conclui.

Linhas de ônibus
Dos 46 ônibus que estarão circulando pela cidade apenas com a bilhetagem eletrônica, 9 são da linha 002-Fernando Collor/DIA, 5 da 003-João Alves/Orlando Dantas, 6 da 004-Santa Maria/Mercado, 4 da 005-Maracaju/DIA, 6 da 007-Fernando Collor/Atalaia, 1 da 031-Eduardo Gomes/Desembargador Maynard, 6 da 061-Marcos Freire/Centro, 4 da 080-Bugio/Atalaia, 1 da 200-Circular Indústria e Comércio 1, 1 da 703-Augusto Franco/Siqueira Campos e 3 da 715-Tijuquinha/Desembargador Maynard. A escolha considerou as linhas de ônibus com maior número de pessoas que já utilizam o cartão Mais Aracaju.

Leia mais
46 ônibus da Grande Aracaju atuam apenas com bilhetagem eletrônica a partir de terça (22)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso