Política


Visita de Bolsonaro a Toffoli causa crise na base ideológica com indicação ao STF


Publicado 05 de outubro de 2020 às 07:23     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de críticas de tradicionais apoiadores nas redes sociais após visitar, na noite de sábado (3), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde também estavam presentes o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e o desembargador Kassio Marques, indicado para ocupar uma vaga na Corte. O episódio é mais um exemplo que expõe a insatisfação da chamada base ideológica bolsonarista com algumas decisões tomadas pelo Planalto nas últimas semanas.

Na chegada de Bolsonaro à casa de Toffoli, o ministro e o presidente se cumprimentaram com um abraço amistoso. A imagem começou a viralizar na internet ainda na noite de sábado, e no domingo (4) a hashtag #bolsonarotraidor esteve entre as mais compartilhadas no Twitter.

Entre os críticos, antigos aliados, como o pastor Silas Malafaia, que postou: “O PT, toda esquerda, o Centrão, os corruptos e todos os que são contra a Lava-Jato agradecem a nomeação de Bolsonaro para o STF”. Na lista dos descontentes também estão os deputados Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) e Caroline de Toni (PSL-SC), além do blogueiro Allan dos Santos, que escreveu: “Kassio Nunes NÃO. Você sabe que pode impedir essa nomeação. Isso não significa ser CONTRA @jairbolsonaro”, citando o presidente.

A reunião que desencadeou a irritação nas redes foi a segunda recente com a participação do presidente e do desembargador na casa de um ministro do Supremo, à noite. Quando decidiu indicar Kassio Marques, na terça-feira passada, Bolsonaro levou o escolhido até a residência de Gilmar Mendes, onde também estavam Toffoli e Alcolumbre.

A insatisfação já era notada na semana passada, quando o nome de Kassio foi anunciado. Na quinta, o empresário Winston Ling, um dos maiores defensores de Bolsonaro no setor produtivo, anunciou o desembarque do governo: “Hora de desembarcar. Acabou. Um erro desta envergadura não se faz por acaso”.

O ideólogo Olavo de Carvalho também subiu o tom e chegou a chamar Bolsonaro de “ingrato”. O jornalista Oswaldo Eustáquio tem feito críticas ao governo depois que sua mulher, Sandra Terena, foi exonerada da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Bolsonaro tirou a manhã de domingo (4) para rebater os ataques. Sobre a visita a Toffoli, escreveu: “Preciso governar. Converso com todos em Brasília”. Em sua conta no Facebook, o presidente escreveu que o desembargador está “totalmente alinhado” com ele, e que a escolha é “completamente sem volta”. Segundo Bolsonaro, o juiz é contra o aborto, a favor do porte de armas e defende a família. “Resumindo, ele está 100% alinhado comigo, por isso a ferrenha campanha para desconstruí-lo”, escreveu.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso