Um pré-candidato a vereador em Santa Maria da Vitória, no interior da Bahia, adotou uma estratégia inesperada para atrair eleitores. Segundo o Estadão, Marcos Henrique Barros Pereira (Avante) irá utilizar a estratégia “bolsolula”, utilizando as antagônicas figuras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para pedir votos.
Pereira, 37, é conhecido como Neguinho Celular por ter uma loja de celulares na cidade. Ele lançou um santinho virtual explorando as imagens dos dois políticos. Ao Estadão, ele disse que busca agradar a todos e chamar a atenção do público.
“Eu falei: ‘Isso aqui vai causar. Santa Maria vai fazer resenha disso aqui. E agora estão fazendo no País todo. Teve uns que me chamaram de sem noção, outros me chamaram de gênio do marketing e outros falaram que a Nasa tem que estudar minha cabeça”, afirmou.
A ideia foi inspirada no santinho de Bruno Almeida, que se apresentou como pré-candidato a prefeito em Santa Cruz (RN) com uma foto de Lula e outra de Bolsonaro. Mas segundo ele contou ao jornal baiano Correio, “foi só uma brincadeira. Quem sabe, um dia, ela pode se tornar realidade”.
Como lembrou o Correio, um caso emblemático nacionalmente foi do prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carreiro, conhecido como Waguinho (MDB). Apoiado pelo PT, ele pediu votos para Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. O PT chegou a discutir uma retirada do apoio, mas no fim acabou mantendo.
Porém, ainda segundo o jornal, a estratégia pode ser irregular. A montagem pode ser interpretada como tentativa de ludibriar eleitores. Além disso, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as vedações em propagandas eleitorais também incide em propagandas na pré-campanha.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









