Saúde


Brasil ultrapassa marca de mil casos da varíola dos macacos


Publicado 29 de julho de 2022 às 15:25     Por Fernanda Souto     Foto Andrea Rego Barros/ Prefeitura de Recife

O Ministério da Saúde começou a tratar a varíola dos macacos como “surto”, após o Brasil ultrapassar a marca de mil casos da doença. De acordo com o último boletim divulgado pela pasta, o país registrou até agora 1.066 contaminações.

O termo foi usado em um texto divulgado pela pasta, na quinta-feira (28), para informar a ativação de um Centro de Operações de Emergência (COE) com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da doença.

A expressão é utilizada para identificar quantidades acima do normal de doenças contagiosas. Este é o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia.

Sergipe segue sem casos suspeitos ou em investigação da doença. Veja quais são as localidades e quantos casos foram confirmados até o momento: São Paulo (823); Rio de Janeiro (124); Minas Gerais (44); Distrito Federal (15); Paraná (21); Goiás (13); Bahia (5); Ceará (4); Rio Grande do Sul (3); Rio Grande do Norte (2); Espírito Santo (2); Pernambuco (3); Tocantins (1); Acre (1); Rio Grande do Sul (4); Santa Catarina (4).

Leia mais:
Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso