Eleições


Julgamento de registro de candidatura de Eliane Aquino acontece no TRE-SE nesta quinta (8)


Publicado 08 de setembro de 2022 às 07:50     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Redes Sociais

A vice-governadora de Sergipe e candidata a deputada federal, Eliane Aquino (PT), é uma das que pode ter o destino no pleito 2022 alterado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) pautou o julgamento da ação de impugnação do registro de sua candidatura para esta quinta-feira (8). Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação devido a ausência de descompatibilização de cargo de liderança em entidades estaduais.

A justificativa do pedido é que Eliane manteve vínculos com conselhos de órgãos públicos estaduais, dos quais segundo interpretação do procurador responsável pela ação, deveria ter se desincompatibilizado até o dia 2 de abril, de acordo com o calendário eleitoral. Sobre a situação, Aquino afirma que tais funções “possuem, por lei, total vinculação ao cargo de Vice-governadora do Estado de Sergipe, portanto são funções ligadas ao exercício do cargo e dele indissociáveis”.

A vice-governadora se junta a mais um candidato que teve a impugnação solicitada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) e que julgará o pedido nesta quinta: o candidato ao governo, Valmir de Francisquinho (PL).

Leia mais
‘Coligação tomou atitude sem nosso conhecimento’, afirma Mitidieri sobre pedido de impugnação à Eliane Aquino



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso