Economia
Arrecadação federal com impostos tem nova queda em junho
A arrecadação federal com impostos teve nova queda em junho na comparação ao mesmo período de 2019, apontam dados preliminares do governo. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (07). Os números indicam que o país pode fechar o quinto mês seguido de retração nas receitas, agravando o cenário de déficit das contas públicas em 2020.
Dados prévios colhidos no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do governo federal, apontam até agora para uma queda aproximada de 25%, mas os números podem variar conforme são atualizados até a divulgação oficial no fim do mês. As quedas são observadas em itens como o Imposto sobre Produtos Industrializados e Imposto sobre a Importação. Tributos aplicados sobre as operações das empresas, como o Cofins, também mostram retração.
Podem distorcer a base de comparação os dados de recolhimento de Imposto de Renda de Pessoa Física, que apontam para um salto atípico após a alteração de calendário. Por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o governo mudou de 30 de abril para 30 de junho o prazo limite para as declarações de ajuste.
Leia os termos de uso