Política


Polarizada, disputa pela prefeitura de Riachuelo tem três pré-candidatos


Publicado 26 de agosto de 2020 às 13:00     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Ao menos três pré-candidatos aparecem na disputa para a prefeitura de Riachuelo, no Leste de Sergipe. A prefeita Cândida Leite (MDB) foi reeleita em 2016 e, com isso, não poderá mais concorrer a um novo mandato. Com isso, a disputa é pela sucessão da atual gestora.

O AjuNews buscou os prováveis candidatos ao pleito eleitoral. Dois nomes oficialmente estão confirmados: Helder de Pedão (PDT), que está sendo apoiado pela prefeita Cândida Leite, e Petinho de João Grande (MDB), filho do ex-prefeito João Grande e vereador por três mandatos em Riachuelo.

Foi especulado que o também ex-prefeito da cidade, Antônio Carlos Franco Sobrinho, conhecido como ACF Sobrinho e que se filiou ao PP, poderia lançar sua candidatura. Mas não houve confirmação de que ele realmente disputará o Executivo em 2020.

A reportagem buscou outros pré-candidatos, mas não houve retorno. Caso algum deles se identifique e queira ser destacado na matéria, o contato está aberto para atualização.

A situação mostra uma grande polarização na política local. Em 2016, por exemplo, apenas dois candidatos estiveram no pleito. Cândida Leite venceu, com Deminho (PRB) em segundo. Deminho seria vice na chapa de Petinho de João Grande, mas faleceu em junho com coronavírus.

Abaixo, um perfil dos prováveis pré-candidatos:
ACF Sobrinho (PP): empresário, foi presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE). Foi prefeito de Riachuelo por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, até ficar um tempo afastado da política. Segundo a imprensa local, ACF se filiou ao PP a pedido do deputado federal Laércio Oliveira e não descarta a candidatura.

Helder de Pedão (PDT): vereador de Riachuelo, foi o segundo colocado no último pleito do Legislativo. Concorrendo pelo PDT, é apoiado pela prefeita Cândida Leite, pelo ex-prefeito Aldé Leite e cinco vereadores locais, além do senador Rogério Carvalho (PT) e do deputado federal João Daniel (PT).

Petinho de João Grande (MDB): em seu terceiro mandato como vereador, já foi presidente da Câmara Municipal de Riachuelo. É filho do ex-prefeito da cidade, João Grande. Segundo a imprensa local, Petinho conta com o apoio do empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco. Teria como vice Deminho, mas este faleceu em junho por conta do coronavírus.

Leia mais:
Ao menos seis pré-candidatos estão na disputa pela prefeitura de Maruim
Prefeito de Itaporanga d´Ajuda deve enfrentar dois nomes na disputa pelo Executivo Municipal
Laranjeiras: Disputa eleitoral envolve prefeito e mais três pré-candidatos com tradição política



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso