Cidades


Covid-19: Aplicação da segunda dose é retomada e Aracaju dá início a imunização de pessoas com comorbidades


Publicado 04 de maio de 2021 às 08:25     Por Larissa Barros     Foto Arquivo/ Agência Brasil

Os idosos e profissionais da saúde começarão a receber a segunda dose das vacinas Coronavac e da AstraZeneca, a partir desta terça-feira (4), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já as pessoas com comorbidades, começam a receber a primeira dose do imunizantes Pfizer.

Segundo a SMS, o reordenamento do cronograma foi necessário para evitar perdas de doses. Por isso, receberão a segunda dose de AstraZeneca os idosos e profissionais de saúde que foram imunizados em fevereiro, de acordo com a data prevista no cartão vacinal. A vacinação ocorrerá somente nas Unidades Básicas de Saúde José Augusto Barreto, Augusto Franco, Cândida Alves, Edézio Vieira de Melo, Adel Nunes, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Santa Terezinha, Manoel de Souza CRAS João Oliveira Sobral.

No caso das pessoas que foram vacinadas no posto volante do Parque da Sementeira ou na escola Presidente Vargas também é necessário buscar essas UBS. Para ter acesso, basta apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 08 às 16 horas.

A Secretaria destaca que as doses de vacinas da Pfizer, enviadas pelo governo Federal, serão destinadas apenas para profissionais de Saúde. Para evitar aglomeração e perda de doses, a administração do imunizante ocorrerá somente na Escola Municipal Presidente Vargas, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O intervalo de doses é de 21 dias.

Para dar início a vacinação de pessoas com comorbidades, ocorrerá a divisão por idade e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Fazem parte deste grupo, pessoas com doença renal crônica acima de 18 anos; gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), acima de 59 anos, pessoas com comorbidades de 59 anos completos de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI)

Para receber a vacina, a pessoa pode realizar o cadastro para o drive do Parque da Sementeira, anexando documentos e relatório médico ou buscar as Unidades Básicas de Saúde, com documento com foto, comprovante de residência e relatório médico datado dos últimos seis meses.

Leia mais:
Covid-19: Terceiro idoso que tomou doses diferentes de vacinas apresenta anticorpos, diz UFS
Após suspensão, vacinação com segunda dose da CoronaVac retorna nesta terça (4) em Aracaju
Governo começa a distribuir lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer nesta segunda (3)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso