Cidades


Escalonamento de horários: Prefeitura fiscaliza cumprimento do decreto no Comércio de Aracaju


Publicado 14 de abril de 2021 às 13:46     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Prefeitura de Aracaju / Semdec

As atividades comerciais em Aracaju tiveram que adotar escalonamento de horários de funcionamento após criação de novo decreto governamental. O objetivo é reduzir o fluxo de pessoas no transporte público para evitar a proliferação do novo coronavírus. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) vem realizando fiscalizações e orientando os responsáveis dos estabelecimentos desde a última segunda-feira (12).

As fiscalizações envolvem equipes da Defesa Civil de Aracaju, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que realizaram fiscalizações em diversos pontos comerciais da capital sergipana.

“Nossas equipes trabalham em observação ao cumprimento das medidas, assim como do fluxo de pessoas e do respeito aos decretos anteriores, que também fixam limites de ocupação nos estabelecimentos. As ações ocorrem no sentido de preservar vidas, diminuir a curva de contágio pelo coronavírus e garantir leitos hospitalares para as pessoas que necessitarem”, afimrou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Além da atenção ao horário de funcionamento, é preciso respeitar o percentual de ocupação do espaço, além de manter o cumprimento das normas de biossegurança, como o uso obrigatório da máscara e disponibilização de álcool em gel.

Escalonamento de horários
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lope,s esclareceu que, no Centro, as lojas devem abrir às 9h e encerrar suas atividades às 18h. “Em relação aos supermercados e minimercados, é possível realizar abertura apenas para abastecimento às 6h e para atendimento ao público a partir das 8h, com encerramento às 19h”, destacou.

Shoppings e galerias podem abrir a partir das 10h, independente de localização, e devem encerrar as atividades, também, até às 19h. Nos bairros, os estabelecimentos de comércio considerados pelo decreto como não essencial podem abrir às 10h e encerrar suas atividades até às 19h. “É preciso encerrar nesse horário, de modo que as pessoas façam a locomoção para suas residências, sendo respeitado o toque de recolher, que permanece em vigor e inicia às 20h”, finalizou.

Leia mais:
Funcionamento escalonado de horários no comércio passa a valer em Aracaju na segunda (15)
Atualização de decreto recomenda funcionamento escalonado de atividades em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso