Cidades


Licitação para obras do Canal de Xingó é publicada no Diário Oficial da União


Publicado 02 de dezembro de 2021 às 17:57     Por Fernanda Souto     Foto Jorge Serejo/ Codevasf

A licitação para o início das obras da primeira etapa do Canal de Xingó foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (2). A ordem de serviço foi assinada pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta quarta-feira (1), em Brasília, e o projeto deve sair do papel já em 2022.

O esperado é que, com o início no próximo ano, as obras do Canal sejam finalizadas entre 2023 e 2024. O Canal de Xingó vai possibilitar a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe.

Para a construção do Canal são necessárias as fases de elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km da obra, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.

Ao todo, o projeto terá extensão de aproximadamente 300 km e será dividido em quatro fases. A primeira fase possibilitará a oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, e Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe. A expectativa é que as obras sejam iniciadas em 2022. A obra total do Canal está avaliada em mais de R$1,3 bilhão, e só a primeira etapa custará R$200 milhões.

Leia mais:
Governo Federal assina ordem de serviço do primeiro trecho Canal do Xingó



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso