Saúde


Covid-19: Sergipe aguarda envio de doses pelo Ministério da Saúde para iniciar vacinação na quarta (20)


Publicado 17 de janeiro de 2021 às 15:40     Por Fernanda Sales e Larissa Barros     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com campanha de vacinação contra a covid-19 prevista para iniciar próxima quarta-feira (20), Sergipe segue aguardando o envio das doses pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada ao AjuNews pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste domingo (17).

À reportagem, o órgão informou que aguarda a definição da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), que analisa neste domingo (17), a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca. “A Anvisa está nesse momento reunida para definir isso. Estamos acompanhando e aguardando as informações”, disse em nota.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, o início da vacinação nesta quarta-feira “depende do envio de doses do ministério para o governo do Estado. Os municípios recebem do estado, que recebe do ministério”, explicou.

Na última semana, o governador Belivaldo Chagas (PSD) divulgou o Plano Estadual de Vacinação e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), chegou a afirmar que o município está preparado para dar início à vacinação na quarta-feira (20).

Na sexta-feira (15), a Índia declarou que considera ‘muito cedo’ a decisão do Brasil de enviar avião para buscar dois milhões de doses da vacina de Oxford, a AstraZeneca, produzida no país. Contundo, o voo não aconteceu, pois o país afirmou que não vai poder atender a demanda do Brasil por vacinas neste momento.

Em alguns estados do país, secretários de Saúde afirmaram ter chegado ao limite da paciência com o ministro Eduardo Pazuello e com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após não serem avisado sobre mudança no calendário de vacinação, o que classificaram como um vexame e um fracasso nacional.

Aprovação do uso emergencial
Na final da tarde deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Em declaração após a aprovação da Anvisa, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, informou que nesta segunda-feira (18) iniciará a distribuição das vacinas para todos os estados do país. “Amanhã às 7h da manhã, iniciaremos a distribuição da vacina para todos os estados, com o apoio da Ministério da Defesa com deslocamento aéreo. A vacinação de forma igualitária e simultânea, sem deixar nenhum brasileiro para trás, sem discriminar cor da pele, credo religioso, classe social, tribos, e principalmente, sem dividir o nosso país”, informou o ministro.

Matéria atualizada às 17h42

Leia mais:
Gerência da Anvisa recomenda aprovação do uso emergencial da CoronaVac no país
Após reunião com ministro da Saúde, Edvaldo afirma que Aracaju está preparada para início da vacinação no dia 20
“Temos câmaras frias que vão abrigar as vacinas e transportá-las na temperatura ideal”, diz Belivaldo Chagas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Rachel Sheherazade pede R$ 19 milhões em indenização trabalhista ao SBT, diz site

Justiça
Mais Lidas
Publicidade